1. Ornitologia
  2. Sabia?
  3. Fichas de Aves
  4. Fotos
  5. Vídeos

 

 

“Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância”

John F. Kennedy

 

 

 

? SABIA QUE ?

 

TERMOS E FACTOS SOBRE AS AVES:

(todos estes factos foram confirmados e não são o resultado de erros dactilográficos)

 

 

 

 

 

as aves fêmeas escolhem preferencialmente machos com plumagem mais brilhante e com caudas maiores

As fêmeas escolhem os mais brilhantes

 


 

se o brilho da pena dos machos ajuda a conquistar as fêmeas, parece que também é verdade que os produtos químicos que ajudam a ter mais cor e brilho podem prejudicar a saúde da ave; é o caso dos carotenóides, que para além das vantagens para a saúde que já se lhes reconheciam, parecem ter também alguns efeitos negativos na saúde das aves

O brilho da pena pode prejudicar a saúde da ave

 


 

o pardal do sapal pode ser a ave com hábitos sexuais mais promíscuos: 95 % das fêmeas acasalam com mais do que um macho e a probabilidade de duas crias da mesma ninhada terem o mesmo pai é de apenas 23%!

Um pardal é a ave mais promíscua do Mundo

 


 

as aves podem não ser tão fieis ao casamento quanto a "razão" humana queria acreditar. O divórcio entre as aves pode chagar a taxas perto dos 100%!!!

O adultério é comum em aves

 


 

os cientistas tentavam perceber a razão porque as aves se reproduzem menos quando o mercúrio aumenta  na sua alimentação, quando descobriram que ...  ... os machos acasalavam com outros machos e eram ignorados pelas fêmeas, diminuindo a sua taxa reprodutiva ... afinal surgiam comportamentos homossexuais nas aves !!!

Mercúrio leva a comportamentos homossexuais em aves

 


 

a mudança climática tem consequências no comportamento, migração, reprodução e sobrevivência de muitas espécies de aves; as alterações climáticas estão classificadas em nono lugar entre as ameaças que afectam as aves, afectando directamente o seu ciclo de vida ou as suas fontes de alimento; um estudo recente diz que há aves que têm um canto difirente conforme a alteração do clima!

Alterações climáticas: canto das aves dá o alarme

 


 

na ilha de S. Tomé descobriu-se que a população de tordus é genéticamente distinta dos tordos das ilhas vizinhas: descobriu-se uma nova espécie de tordo, o "Turdus xanthorhynchus"

Ilha do Príncipe «escondia» espécie de tordo desconhecida

 


 

pela primeira vez há mais de cem anos nasceu um abutre-preto na Catalunha, em Espanha, como resultado do acasalamento de um casal que havia sido reintroduzido na natureza

Nasceu o primeiro abutre-preto em resultado de um programa de reintrodução

 


 

afinal de Espanha podem não vir bons ventos, mas chegam-nos os primeiros abutres-pretos que estão a criar no Tejo internacional; há 40 anos que não nasciam "Aegypius monachus" em Portugal!

Há 40 anos que não se viam crias de abutre-preto a voar em Portugal

 


 

As cegonhas são brancas ... ou pretas! No imaginário colectivo as cegonhas são brancas e trazem bebés, mas ao contrário da sociável e abundante cegonha-branca, cada vez mais vista de norte a sul, há uma outra história menos feliz: a Quercus tem em curso um programa de anilhagem e controlo veterinário da cegonha-preta (Ciconia nigra), que conta apenas com 102 a 112 casais em todo o país.

Nas escarpas do Tejo para salvar os bebés da cegonha-preta

 


 

aves que nos habituámos a ter como comuns podem agora estar em perigo de extinção: cotovia-de-poupa, rouxinol, rola-brava, milheirinha, etc.; outras aves entretanto têm aumentado os seus efectivos na Europa: bico-grossudo, corvo, águia-de-asa-redonda, pombo-torcaz, etc..

Aves europeias comuns à beira da extinção

 


 

Selvagem Grande, a ilha das cagarras, dos vigilantes da natureza, ... e dos cientistas. Uma referência a uma das explorações feita por cientistas na tentativa de melhor conhecer a vida!

Selvagem Grande a ilha das cagarras

 


 

A cada ano a Campanha SOS CAGARRO conta com o empenho e boa-vontade de um número crescente de pessoas e organizações.

Campanha SOS CAGARRO inicia-se no arquipélago dos Açores

 


 

 

 

 

ASSOMBROSO !!!

SABIA ?

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Copie o banner ON: