1. Direcção
  2. História
  3. Documentos
  4. Associados

 

"A História é a soma das coisas que poderiam ter sido evitadas"

Adenauer

 

 

Nestas páginas escrevemos a História e as histórias da O.N.

a O.N. sucedeu à A.O.R. [Associação Ornitófila do Reguengo] e como tal esta é a história de uma e de outra.

Esta é a História da O.N., escrita por quem a viveu:

 

 

 

 

ver desenvolvimento histórico nos anos de:

 

 

 

 

 

ARQUIVO HISTÓRICO DE 2002 a 2008

 

 

A Associação Ornitófila do Reguengo foi fundada em 2002.

 

Em 15 de Setembro de 2002 foram oito os fundadores que registaram a A.O.R.:

- Nuno Manuel Saragoça Machado

- Celestino José Inácio Carvalho

- António Manuel Lameira Dias

- Nuno Filipe Lameira Vintém

- António José Miranda Vaz

- Ricardo Jorge Catalão Ramalho Raposo

- José Maria Bonito Rapos

- David José Ramalho Carvalho

 

O primeiro símbolo da A.O.R., entretanto adoptado, foi o seguinte:

 

 

Ambicionavam então que pudesse vir a haver ornitófilos que com este pequeno estímulo se lhes juntassem e viessem a ser associados,  criando assim um núcleo que pudesse desenvolver este hobby em terras alentejanas.

Perceberam também desde logo que a existência da associação, por si só, poderia não ser suficiente e que seria preciso a abertura das portas ao público: uma feira de aves.

 

A primeira feira, ainda em Novembro de 2002, no último fim-de-semana, foi na Casa do Povo do Reguengo e teve a presença de mais de 300 gaiolas, que foram então emprestadas pela Associação Ornitófila de Aveiro.

No fundo nestes anos a actividade da A.O.R. reflecte-se quase directamente nos números das suas feiras.

 

Em 2003 voltou a realizar-se uma feira de aves, tendo-se então já iniciado o processo de aquisição de gaiolas: nesse ano compraram-se as primeiras 300 gaiolas de exposição com a ajuda de um incentivo da Câmara Municipal de Portalegre. Nessa feira estiveram 191 aves. Estiveram presentes aves de algumas espécies que hoje não é tão fácil de ver em exposição: canário, canário gloster, canário mallinois, mandarim, periquito australiano, pardal, pintassilgo, verdilhão, galinhas, rola, codorniz, pombo, caturra, roseicollis, cacatua, etc..

Listagem das aves e associados presentes na feira de aves de 2003.

 

Em 2004 a feira contou com a presença de 512 aves, um salto quantitativo importante que justificou ter-se então equacionado que no ano seguinte se viesse a realizar na NERPOR. Ainda neste ano continuou a aquisição de mais 100 gaiolas. Ainda se contou com a colaboração do empréstimo das gaiolas da Associação Ornitófila de Aveiro.

Listagem das aves e associados presentes na feira de aves de 2004.

 

No entanto em 2005, e devido às normas então implementadas por causa da epidemia da gripe das aves, o evento foi cancelado.

 

Em 2006 ainda sob o espectro da gripe das aves realizou-se uma mostra de aves, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, com a presença de 190 aves. Adquiriram-se mais 100 gaiolas. Curioso foi, então, o facto de que tiveram de se escalar em permanência 2 membros da organização, dia e noite, devido ao facto de o recinto ser bem frequentado por gatos! Não houve baixas, nas aves.

Listagem das aves e associados presentes na feira de aves de 2006.

 

Em 2007 houve uma alteração na composição da Direcção da A.O.R., passando o Presidente da Direcção a ser Ricardo Jorge Catalão Ramalho Raposo.

Pela primeira vez, neste ano, a feira, chamada "V Mostra de Aves", realizou-se no Mercado Municipal de Portalegre, de 1 a 4 de Novembro, revelando-se um sucesso depois dos anos anteriores: teve a presença de 752 aves. A localização no mercado facilitou a exposição a um número acrescido de pessoas.

O cartaz da "V Mostra de Aves":

Listagem das aves e associados presentes na feria de aves de 2007.

Continuou a aquisição de gaiolas e neste ano emprestámos pela primeira vez gaiolas ao Clube Exóticos de Marvão [C.E.M.] para a realização da Erythrura.

Neste ano surgiu o interesse na realização de actividades sociais paralelas que pudessem dinamizar o mivimento associativo; surge assim o "Baile da Pinhata" que se realizou no Reguengo, na Casa do Povo, a 3 de Março.

Com o mesmo fundamento realizou-se ainda a "Festa dos Santos Populares", no dia 23 de Junho, no Largo da Igreja, também no Reguengo.

 

2008 foi a confirmação do evento no Mercado Municipal com a presença de 763 aves, realizando-se de 14 a 16 de Novembro, a "VI Mostra de Aves". Na altura tínhamos 600 gaiolas de exposição e contámos pela primeira vez com a colaboração do Clube Ornitológico da Beira Interior [C.O.B.I.] no empréstimo de gaiolas, para a nossa feira.

O cartaz da "VI Mostra de Aves":

Exemplo de uma ficha de inscrição de aves na "VI Mostra de Aves":

Listagem das aves e associados presentes na "VI Mostra de Aves".

Listagem dos Associados presentes na "VI Mostra de aves".

Página de fotos da "VI Mostra de Aves".

 

 

Foi ainda durante esta feira que se estruturou a actividade da A.O.R. para o ano seguinte; deliniou-se um plano ambicioso que incluia uma re-estruturação completa na organização da associação, com a eleição de novos corpos sociais e a elaboração de um Regulamento Geral Interno mais adequado à realidade actual; incluia também a organização de uma exposição concurso: a IberAves.

Foi nesta ocasião que verdadeiramente nasceu a IberAves.

 

Evolução das feiras de aves de 2003 a 2008:

      

 

 

No que respeita aos pedidos de anilhas em 2008 apresenta-se o seguinte quadro:

Quadro resumido dos pedidos de 2008

pedido

quantidade

valor (€)

nº de associados

 

 

 

 

80

24,00

1

320

96,00

5

470

141,00

10

0

0

0

 

 

 

 

total

870

261,00

16

Informação mais completa acerca dos pedidos de anilhas poderá ser consultada em   Pedido de Anilhas.

 

Em termos do número de associados, nesta altura a Direcção da A.O.R. não possuía dados fidedignos porquanto havia muitos associados que não pagavam as suas quotas e não as chegavam a pagar, não podendo de forma alguma serem considerados associados efectivos. Em qualquer caso no final do ano havia 110 fichas de associado. Destes, e após o recenseamento que se viria a iniciar no ano seguinte só restariam associados 57 associados!

Nº associados estimados no final do ano

57

 

 

 

ver desenvolvimento histórico nos anos de:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Copie o banner ON: