INFORMAÇÃO:

 

ESCLARECIMENTO SOBRE A ACTUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELA DIRECÇÃO DA O.N.

 

 

 

Sem prejuízo do que a seguir se refere informamos que não se processará nenhum pedido de anilhas sem que as mesmas e a respectiva quota estejam devidamente liquidadas!!!

Infelizmente tem sido prática corrente, anos após ano, alguns associados pedirem as suas anilhas e posteriormente não efetuarem o seu pagamento, nem tão pouco as levantarem. Reconhecemos que esta tem sido uma prática de apenas muito poucos e que também por isso deixam de ser associados, mas que prejudica o normal funcionamento da associação: pela irresponsabilidade de poucos somos todos obrigados a pagar, já que essas anilhas são sempre previamente pagas pela aON à FONP.

A Direção da aON não pode compactuar com esta situação!

A única resolução que nos parece admissível é a de que não sejam processados nenhuns pedidos de anilhas que não estejam devidamente liquidados, juntamente com a respectiva quota, ou qualquer outra dívida.

 

Na vida diária da O.N. a sua Direcção depara-se com a gestão de variados tipos de informação; a saber: a informação administrativa, normativa e a financeira, cada um dos quais com as suas particularidades e necessidades de actualização.

 

A actualização da informação do tipo administrativo (por exemplo o pedido de anilhas), dos documentos normativos (por exemplo as Actas das reuniões e as Circulares Normativas) e dos documentos financeiros (nomeadamente os pagamentos efectuados e recebidos) não é de fácil procedimento no seio de uma Direcção com escassos recursos humanos. Não temos capacidade para diariamente proceder a todos os requisitos necessários para a sua actualização!

 

A informação do tipo administrativo é, na medida do possível, actualizada diariamente; assim a admissão de um novo associado, a alteração do tipo de associado, o pedido de anilhas, etc. é por norma de imediato actualizada na nossa base de dados e no site em todas as listagens, à excepção da listagem gráfica dos associados da O.N. que como necessita de programação no próprio site não é de todo exequível fazer-se frequentemente; no entanto na mesma página, no seu inicio, existe uma ligação a um ficheiro “pdf” intitulado "Listagem de Associados" que é actualizado sempre que é actualizada a própria base de dados, diariamente.

 

A informação sobre os documentos normativos será actualizada segundo o fluxo com que surja, sem dificuldades. As Actas e as Circulares Normativas são de imediato publicadas.

 

A informação de cariz financeiro, como por exemplo os pagamento efectuados de anilhas, de quotas, etc., ou qualquer outro movimento financeiro tem obrigatoriamente de constar no balancete contabilistico mensal (Relatório e Contas Mensal) antes de poder ser apresentado, o que obviamente só depois de terminado o mês em causa pode ser elaborado e também necessita de uma verificação entre três membros da direcção: o presidente, o vice-presidente e o tesoureiro. Assim sempre que um associado efectue um pagamento, o mesmo só constará das respectivas listagens após o seu lançamento no balancete mensal, no encerramento do mês, que é efectuado assim que seja possível (e às vezes não o é nos primeiros dias do mês seguinte).

 

 

 

Existem dois aspectos particulares, que pela sua importância para os associados e/ou pela sua delicadeza nos merecem uma atenção mais cuidada:

 

1º - PAGAMENTOS; a actualização dos pagamentos efectuados pelos associados só é actualizada no ínicio do mês seguinte, assim que seja possível; sempre que seja publicado um balancete mensal os associados serão informados por mail; neste caso o associado deverá assim que avisado da actualização do balancete,  confirmar o pagamento que terá feito: fá-lo pela referência no respectivo balancete do mês e também pela verificação da anulação da dívida na respectiva listagem das dívidas dos associados; desta forma fica confirmado o pagamento efectuado à O.N.. Sempre que por alguma razão no balancete do mês do pagamento não conste o mesmo ou não seja anulada a dívida na respectiva listagem o associado é OBRIGADO a exigir a correcção da informação no prazo máximo de sessenta dias após a emissão do respectivo balancete. Caso não o faça perderá claramente legitimidade de o fazer e de reclamar o mesmo mais tarde.

 

2º  - PEDIDOS DE ANILHAS; o pedido de anilhas efectuado, por qualquer das vias disponibilizadas (contacto directo, apresentação de ficha de pedido, por telefone ou por correio electrónico) OBRIGA sempre o associado à sua confirmação no site, na página do pedido de anilhas; este procedimento transfere a responsabilidade de algum erro cometido pela Direcção para a tutela do associado; o associado TEM DE CONFIRMAR que o pedido foi efectivamente consumado e que não tem erros; qualquer erro que depois surja no pedido ou na sua omissão não será nunca, em princípio, da responsabilidade da Direcção da ON.

 

 

 

!!! INFORMAÇÃO IMPORTANTE !!!

 

Outro aspecto que a Direção da O.N. pretende que os seus associados tenham pleno conhecimento, diz respeito ao eventual atraso em efetuar o pagamento de valores em dívida por dificuldades económicas dos associados:

-sempre que um associado assuma que possa ter dificuldade em efetuar um pagamento à O.N. deverá comunicar-nos a mesma e tentar connosco estabelecer um plano de pagamento adequado a si; nunca por essa razão haverá alguma dificuldade em prestar qualquer serviço ao mesmo associado (entregar as anilhas de um pedido feito ou de aceitar a inscrição de aves, por exemplo).

 

Estamos para ajudar o associado e só podemos existir com a ajuda do associado.

 

Definitivamente preferimos um associado a pagar uma dívida consoante as suas possibilidades do que perder QUALQUER UM DOS NOSSO ASSOCIADOS!!!

 

Este processo é obviamente diferente caso o associado não nos comunique essa dificuldade e não a tente resolver, deixando pura e simplesmente de não cumprir as suas obrigações para com a O.N.. Assim o associado assume claramente uma atitude irresponsável para com a O.N., colocando-nos enquanto associação em risco!

 

SEJA RESPONSÁVEL!!!

 

FALE CONNOSCO SEM QUALQUER PROBLEMA!!!

 

 

 

 

 

 


 

 

 

CIRCULAR NORMATIVA D2013006:

extractos da referida circular normativa que regulamenta a informação anterior e outros aspectos

 

- pressupõe-se que a Direcção da O.N., reservando-se o direito de decisão de o fazer, deverá aceitar a negociação de qualquer dívida em atraso por parte de um associado sempre que este o solicite

 

- no inicio de cada mês e após elaboração do balancete mensal intitulado de "Relatório e contas mensal" a Direcção da O.N. enviará um mail a todos os associados a notificá-los da emissão do mesmo

 

- todo o associado que haja feito um pagamento no mês anterior ao receber esse mail é obrigado a consultar o balancete onde confirmará directamente o seu pagamento e também a listagem das dívidas dos associados onde deverá verificar que já não consta a sua dívida

 

- sempre que não se haja registado um pagamento ou a anulação de dívida o associado terá sessenta dias após a emissão do respectivo balancete para a sua devida reclamação, após o que perderá claramente legitimidade para o fazer

 

- simultaneamente todos os associados que tenham no momento alguma dívida em atraso que se encontre de alguma forma negociada, serão notificados por um mail de que mantém essa dívida

 

- sempre que a Direcção entenda que algum associado apresente uma qualquer dívida em atraso "não negociada" deverá notificar o associado para o seu pagamento imediato ou negociar o seu pagamento

 

- este modelo de transferência da responsabilidade de confirmação da informação para o próprio associado já é e continuará a ser aplicado no caso dos pedidos de anilhas

 

- também nos pedidos de anilhas sempre que se inicie a entrega de anilhas de um pedido considera-se que o mesmo deverá ser encerrado na elaboração do balancete do mês seguinte; assim o período oficial de entrega de anilhas de cada pedido terá uma duração variável entre trinta e sessenta dias; na prática quando se iniciar a entrega das anilhas será elaborado um relatório de entrega de anilhas em que consta a listagem já verificada das anilhas a receber por cada associado bem como as suas dívidas; ao fechar as contas do mês subsequente considera-se a entrega desse pedido terminada e o Presidente deverá elaborar um relatório respectivo, onde conste as anilhas não levantadas e as dívidas negociadas ou não, referentes ao mesmo

 

- a Direcção manterá um ficheiro "pdf" permanente em aberto em que conste o historial de anilhas não levantadas que deverá manter-se exposto na página de "Pedidos de anilhas"

 

 

 

 


 

 

 

 

Pensamos que esta é a forma mais eficaz e segura de lidarmos com este tipos de informação, que exige muita responsabilidade, e acreditem que não é fácil fazê-lo bem, sem prejuízo para o associado nem para a O.N., que representa o associado.

Em qualquer caso, e mesmo depois de esclarecido, sempre que achar necessário coloque-nos as suas dúvidas: CONTACTE-NOS!!!

      

José Carlos Ferreira  969412954 / 917503344